sábado, 8 de janeiro de 2011

Seriados: House

 

House


House, M.D., também conhecida como Dr. House ou simplesmente House, é uma aclamada série médica norte-americana, criada por David Shore e exibida originalmente nos Estados Unidos pela Fox a 16 de Novembro de 2004. Já recebeu vários prémios, entre eles dois Globos de Ouro.
A personagem principal é o Dr. Gregory House, interpretado pelo actor inglês Hugh Laurie.
House é um infectologista e nefrologista que se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, como também pelo seu mau humor, cepticismo e pelo seu distanciamento dos pacientes, comportamento anti-social (misantropia), já que ele considera completamente desnecessário interagir com eles.
A acção passa-se num hospital universitário fictício chamado Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, na cidade de Princeton no estado de New Jersey, nos Estados Unidos.
A série conta com seis temporadas completas. A sétima foi estreada nos EUA em 20 de Setembro de 2010 e em Portugal a 15 de Novembro de 2010 na FOX Portugal.
Em territórios lusófonos, o programa é transmitido em vários canais: no Brasil na Universal Channel, e em Portugal na FOX Portugal e na TVI, esta em sinal aberto.


Personagens

House, interpretado por Hugh Laurie, é o chefe do Departamento de Medicina Diagnóstica do Hospital de Princeton-Plainsboro. Com ele, está uma equipa com os seguintes profissionais que o acompanharam durante as três primeiras temporadas, tendo eles voltado para equipa principal durante a sexta temporada:
  • Dr.ª Allison Cameron (Jennifer Morrison), uma imunologista;
  • Dr. Robert Chase (Jesse Spencer), um médico intensivista;
  • Dr. Eric Foreman (Omar Epps), um neurologista.
Durante a quarta e quinta série, House contrata três novos profissionais, após a demissão da equipa inicial. São eles:
  • Dr.ªRemy Hadley "Thirteen" (Olivia Wilde), uma médica de clínica geral.
  • Dr. Chris Taub (Peter Jacobson), um cirugião plástico
  • Dr. Lawrence Kutner (Kal Penn), um médico desportivo e fisiatra
Duas outras personagens fazem parte do elenco principal: Dr.ª Lisa Cuddy (Lisa Edelstein), directora do hospital e endocrinologista; e Dr. James Wilson (Robert Sean Leonard), oncologista, único e melhor amigo de House.
A personagem interpretada por Kal Penn, (Lawrence Kutner) foi removida após o actor ter tomado lugar num gabinete da Casa Branca.

Influência de Sherlock Holmes

Existem várias semelhanças entre a personagem House e Sherlock Holmes. O criador David Shore considera-se fã da personagem clássica criada por Sir Arthur Conan Doyle.
As semelhanças entre as duas personagens são evidentes em vários episódios da série, como o carácter psicológico que House usa para resolver os casos (bem como evitar aceitá-los) e a morada do médico (apartamento 221B, o mesmo número do apartamento de Holmes). House, assim como Holmes, apoia-se em um extremo poder de observação e dedução para solucionar os casos com que é confrontado. Outras semelhanças incluem o passatempo de House: o médico toca guitarra e piano, Holmes toca violino; bem como na dependência de drogas: House em Vicodin e Holmes em ópio. A amizade com Dr. James Wilson também é semelhante à amizade entre Holmes e o Dr. John Watson, e mesmo as iniciais dos amigos são as mesmas: J. W.
Algumas personagens no universo de House provêm também de Sherlock Holmes: Moriarty, o homem que atirou em House, é o nome do maior inimigo de Holmes, o Professor Moriarty.

A escolha dos actores

As personagens desta série conta vários actores. Antes da equipa final ter sido escolhida, o produtor Bryan Singer quis que House fosse interpretado por um actor norte-americano. Durante as provas de selecção para a série, Hugh Laurie estava nas filmagens de Flight of the Phoenix. Laurie enviou uma gravação vídeo como sua prova de casting conseguindo evitar o uso de sotaque britânico da língua inglesa, usando mais o norte-americano. Embora outros actores estivessem referenciados para o papel, tais como Dennis Leary (Rescue Me), Rob Morrow (Numb3rs) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), todos foram postos de parte e Laurie foi o escolhido pela sua interpretação, cativando assim o interesse do produtor.
O actor Robert Sean Leonard (para o papel James Wilson), recebeu, além do convite para o papel na série, um outro convite para a série Numb3rs da CBS que, no entanto, rejeitou pelo facto da personagem em Numb3rs aparecer demasiadas vezes. Quanto menos apareço, melhor!, afirmou. O actor também afirmou sentir-se familiar com o ambiente médico, dado que o seu sogro pratica medicina
O produtor Singer era fã de Lisa Edelstein no papel de prostituta no filme The West Wing e enviou-lhe uma cópia do guião original. Endelstein gostou da personagem Cuddy e foi ao casting para testar a personagem.
O agente do actor australiano Jesse Spencer sugeriu-o para que fosse a uma audição para a personagem Chase, embora tenha mostrado resistência no início. Spencer receava que a série pudesse a vir a ser demasiado similar a General Hospital. Mal viu o guião, o actor mudou de ideias e persuadiu os produtores para mudar a personagem para um australiano.
Omar Epps, que interpreta o papel de Dr. Eric Foreman, diz que inspirou-se no seu papel de interno turbulento na série da NCB ER. Jennifer Morrison afirmou ter feito a pior audição da sua vida. No entanto, o produtor observou o seu papel noutras séries, uma delas era Dawson's Creek, antes dela mesmo ser testada para o papel.

 FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/House,_M.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário